Dialética do Esclarecimento by Theodor Adorno

By Theodor Adorno

"A expressão 'indústria cultural' foi empregada pela primeira vez nesse livro, saudado como um clássico desde sua publicação em 1947."
Jornal do Brasil

"Melancólico, pessimista, iluminista, duro, datado, perene. Inegavelmente um livro com a marca deste século 20."
Folha de S. Paulo

"Uma longa digressão sobre a história do pensamento, mostrando como a mitologia se transforma em filosofia e depois em ciência, como o progresso técnico vira regressão ideológica e, finalmente, como a cultura serve de base para a barbárie fascista."
Veja"

Considerado como a pedra angular das ideias que tiveram por berço a Escola de Frankfurt, esse livro é uma crítica filosófica e psicológica de amplo espectro das categorias ocidentais da razão e da natureza, de Homero a Nietzsche.

Show description

Read Online or Download Dialética do Esclarecimento PDF

Similar movements books

Prinzipien Der Philosophie

In den Principia philosophiae ("Grundlagen der Philosophie") aus dem Jahr 1644 behandelt Descartes nicht nur die direkten emotionalen Reflexe, z. B. Angst, sondern auch die spontanen Gefühlsregungen, z. B. Liebe oder Hass.

Utilitarianism and the 1868 Speech on Capital Punishment

This multiplied version of John Stuart Mill’s Utilitarianism contains the textual content of his 1868 speech to the British apartment of Commons protecting using capital punishment in situations of annoyed homicide. The speech is critical either simply because its subject is still well timed and since its arguments illustrate the applicability of the primary of software to questions of large-scale social coverage.

Concrete and Masonry Movements

Conventional within the building of bridges, dams and pavements, concrete and masonry are of the world’s so much applied building fabrics. although, many engineers lack a formal figuring out of the equipment for predicting and mitigating their hobbies inside of a constitution. Concrete and Masonry hobbies offers sensible tools for predicting and combating stream in concrete and masonry, saving money and time in retrofitting and service price.

Extra resources for Dialética do Esclarecimento

Example text

Ao denunciar sem maiores qualificações a epopéia como romance, ele deixa escapar que a epopéia e o mito têm de fato em comum: domi­ nação e exploração. O elemento ignóbil que ele condena na epopéia: a mediação e a circulação — é apenas o desdobramento desse duvi­ doso elemento de nobreza que ele diviniza no mito: a violência nua e crua. A pretensa autenticidade, o princípio arcaico do sangue e do sacrifício, já está marcado por algo da má consciência e da astúcia da dominação, que são características da renovação nacional que se serve hoje dos tempos primitivos como recurso propagandístico.

Ele dissolve a ordem hierárquica da sociedade pela forma exotérica de sua exposição, mesmo e justamente onde ele a glorifica. Cantar a ira de Aquiles e as aventuras de Ulisses já é uma estilização nostálgica daquilo que não se deixa mais cantar, e o herói das aventuras revela-se precisamente como um pro­ tótipo do indivíduo burguês, cujo conceito tem origem naquela autoafirmação unitária que encontra seu modelo mais antigo no herói errante. Na epopéia, que é o oposto histórico-filosófico do romance, acabam por surgir traços que a assemelham ao romance, e o cosmo venerável do mundo homérico pleno de sentido revela-se como obra da razão ordenadora, que destrói o mito graças precisamente à ordem racional na qual ela o reflete.

EXCURSO 1 Ulisses ou Mito e Esclarecimento Assim como o episódio das sereias mostra o entrelaçamento do mito e do trabalho racional, assim também a Odisséia em seu todo dá testemunho da dialética do esclarecimento. Sobretudo em seus ele­ mentos mais antigos, a epopéia mostra-se ligada ao mito: as aventu­ ras têm origem na tradição popular. Mas, ao se apoderar dos mitos, ao “organizá-ios”, o espírito homérico entra em contradição com eles. A assimilação habitual da epopéia ao mito — que a moderna filologia clássica, aliás, desfez — mostra-se à crítica filosófica como uma perfeita ilusão.

Download PDF sample

Rated 4.48 of 5 – based on 26 votes